Blog

Como limpar e hidratar meu calçado de couro

A cada inverno, é impossível não perceber que a bota de couro é o calçado favorito da estação. Além de ser um item elegante e sofisticado, ainda é versátil e ajuda a manter os pés aquecidos. Sem falar que, quem já comprou um calçado de couro sabe que ele é um verdadeiro investimento, que pode durar por muitos anos. Porém, para que isso aconteça, é fundamental que o dono (a) do sapato saiba cuidar bem dele. Já que, mesmo sendo produzido com um material resistente, a forma de limpar, hidratar e guardar é o que garantirá sua durabilidade. Pensando nisso, fizemos um guia completo para que você aprenda a cuidar do seu calçado.

Como limpar

A primeira dica é evitar sujar muito o calçado de couro, pois esse material vai perdendo firmeza conforme é lavado. Porém, quando necessário, é preciso tomar cuidado com a limpeza do item. Tenha em mãos escovas de cerdas macias, flanelas, produtos de limpeza profunda, cera hidratante ou condicionador e polidor para dar brilho. Lembrando que todos esses produtos devem ser específicos para couro.
Para limpar seu sapato, comece tirando os cadarços e abrindo as fivelas dele. Em seguida, use um pano úmido ou escova para retirar o excesso da poeira. Para alguns cantos menos acessíveis, você pode usar uma escova de dentes de cerdas macias. É importante ressaltar que se o item for invernizado, é melhor evitar buchas e escovas de qualquer tipo, pois elas podem riscar o material.
Aplique o produto de limpeza e deixe o calçado de couro secar. Depois, comece a hidratar o item. Use a cera ou um condicionador, específicos para essa função. Além de preservar, eles também garantem a maciez do couro. Espere algumas horas até que o calçado fique fosco e, por fim use o polidor para recuperar a cor dele. Passe-o em toda a superfície do item com um pano levemente umedecido. Finalmente, basta deixar que ele seque à sombra antes de guardar. Nunca use aparelhos que aceleram o processo de secagem.

Como guardar

A maneira como você guarda seu calçado de couro pode influenciar diretamente na durabilidade dele. Por isso, o ideal é que você o mantenha em sua caixa, sempre que possível. Além disso, também deve deixá-lo dentro de um saquinho de TNT. Você também pode guardar o item em pé. Nesse caso, é preciso usar garrafas, bolinhas de jornal ou revistas para manter o formato original, evitando que enrugue.

Outras dicas:
– Não use sabão ou detergente em um calçado de couro, isso pode manchar o tecido.
– O calçado deve estar completamente seco antes que você o utilize ou guarde. Para isso, você pode colocar um papel toalha dentro para ajudar a absorver a umidade.
– Limpe as solas depois de usar.
– Para que o calçado de couro não fique com mau cheiro, deixe-o arejar antes de guardar.
– Use sempre meias limpas.
– Evite usá-lo diariamente para que o item respire, dessa forma você aumenta sua vida útil e evita a proliferação de fungos.
– Se a palmilha for removível, retire-a quando for deixar o item respirar.

SEJA UMA CLIENTE VIP E RECEBA NOSSAS

NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO!

< Voltar